BIOMASSA DE BANANA VERDE

Por Paty Fernandes - quinta-feira, junho 26, 2014



Olá amores!!

Folheando minha resvista Boa Forma (a desse mês, com a Tainá Muller na capa) vi uma matéria interessante sobre a biomassa de banana verde.
Trata-se de um purê preparado com banana verde, que regula o colesterol e emagrece. Vamos saber mais um pouquinho mais sobre essa "maravilha superpoderosa".



A biomassa de banana verde já é conhecida por pelo menos 20 anos, mas só ficou famosa faz pouco tempo devido a divulgação pelos nutricionistas funcionais dos benefícios que traz à saúde.
O purê preparado com a poupa da banana ainda verde serve de espessante em diversas receitas, como brigadeiros, bolos, molhos, estrogonofe e até adicionada aos alimentos que comemos com mais frequência, como feijão, caldos e purês. E o melhor de tudo, para os mais "chatinhos" e "exigentes" é que o sabor do alimento não se altera. Então dá pra comer de boa sem fazer cara feia.
A biomassa tem baixo índice glicêmico, pois como a fruta ainda não amadureceu, o amido ainda não se transformou em frutose, ou seja, o sabor é neutro.

Outro benefício, é que o amido da fruta verde alimenta as bactérias que vivem em nosso intestino, funcionando como probiótico e prevenindo câncer de cólon. O mesmo amido não é absorvido pelo nosso organismo, e dessa forma passa direto ao intestino, onde serve de alimento para as bacte´rias da nossa flora intestinal e ainda por cima é rico em fibras, o que ajuda mais ainda no funcionamento do órgão.
Já a fermentação dessa amido gera ácido butírico, que atravessa as paredes intestinas, vai para a corrente sanguínea, penetra o fígado e ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Outro ponto superpositivo da biomassa é a ajuda no emagrecimento, já que o amido presente na fruta verde ajuda na saciedade.

Quem inventou a biomassa de banana "Dona Heloísa", fazendeira de 84 anos do Vale do Ribeira em SP, Há 20 anos. A invenção foi por acaso, pois sua casa havia sido arrombada e estava sem comida. Como só tinha bananas verdes, resolveu fazer uma sopa com as mesma. Comeu e foi dormir. No outro dia, amanheceu com menos fome, mais disposta e com o intestina funcionando super bem. Dona Heloisa divulgou sua descoberta, que logo chegou ao conhecimentos de cientistas das Universidades de São Paulo e São Carlos.

A Biomassa também é rica em:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina A e C;
  • Cálcio e magnésio


Podemos comprar a biomassa em lojas de produtos naturais ou fazer em casa mesmo. Segue a receita pra quem se interessar:

  1. A banana verde não pode ter passado por aclimatação. O melhor é comprar de alguém de confiança que você saiba que "acabou" de tirá-las da bananeira.
  2. Separe as bananas do caixo com uma tesouras, com cuidado para mantê-las íntegras e bem fechadas. Lave-as bem.
  3. Ponha água até a metade em uma panela de pressão, espere a água ferver e só depois acrescente as bananas e tampe a panela. Quando começar a soltar o vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
  4. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão sozinha, ao natural. Não force o resfriamento de forma nenhuma (não abra a tampa nem coloque a panela debaixo da torneira).
  5. Quando perder a pressão, abra a panela, descasque rapidamente as bananas ainda quentes coma  ajuda de um garfo e bata no liquidificador ou no processador até obter uma pasta. Se  estiver difícil de bater, junte um pouquinho de água fervente (a água tem que ser limpa, não use a do cozimento).
  6. Utilize a biomassa em seguida ou congele. Ela dura até 5 dias na geladeira ou até 3 meses no freezer.
  7. Quando for usar, descongele a biomassa em banho-maria (para não talhar), e só então junte às receitas.
  8. Se você quiser, pode usar a poupa congelada em sucos e smoothies.

Eu brevemente irei providenciar as bananas verdes no sítio da minha avó e farei essa receita.

Já conheciam essa "novidade"? O que acharam?

Beijocas e uma ótima quinta!!


  • Compartilhe:

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Já conhecia as propriedades, mas apesar de gostar muito de banana, acho que não irei gostar do sabor
    Se quiser, conheça as novidades do meu blog tbm. bjus
    http://amorenagatinhamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Super interessante. Ainda não conhecia a biomassa e como dei inicio a um dieta vou inclui-la ao meu cardápio.

    Visite-me > http://prazeremsermenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante nunca havia ouvido falar. bjs

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!