BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

Por Paty Fernandes - quinta-feira, junho 25, 2015



Olá amores!!

Quanto tempo não posto aqui pra vocês! O que aconteceu foi que me mudei e ainda estou na correria, arrumação e adaptação!
Então combinei com a Rafa de postar aqui uma vez por mês, sempre na última quinta de cada mês. A mesma coisa acontece lá no meu Blog Patylidades, onde a Rafa também é colaboradora.

Pois bem, então hoje trago para vocês um post super legal sobre os benefícios do vinagre de maçã.

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão, além de ser ótimo para a pele e para os cabelos.

No geral, o vinagre pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar, como a maçã, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, arroz, malte, milho, vinho, álcool, entre outros. Mas o vinagre de maçã, dentre todos os tipos de vinagre, é o que mais possui substâncias benéficas. Segue quadro nutricional do vinagre de maçã:



Abaixo podemos observar o que o vinagre de maçã possui para que seja tão bom para a saúde:

-Ácido cético: bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Dessa forma como bloqueia as enzimas que digerem o carboidrato, esse passa direto pelo trato digestivo (AJUDA A EMAGRECER). Esse ácido também melhora a eficiência dos músculos e a recuperação pós treino (AJUDA A ENDURECER), além de fazer com que a glicose seja liberada gradativamente no sangue (PREVINE O DIABETES).

-Quercetina: possui ação antioxidante, melhora a imunidade e ajuda a reduzir as inflamações e alergias.

-Catequinas: também possui ação antioxidante.

-Pectina: são fibras que dão saciedade, absorvem gordura e melhoram o trânsito intestinal.

-Betacaroteno: protege os olhos e a pele.

-Potássio: essencial para funcionamento celular.

O recomendado é ingerir até duas colheres (sopa) de vinagre de maçã por dia, seja ele puro na salada ou diluído em sucos e bebidas. Mas quem tem problema de estômago deve tomar cuidado!


Benefícios do vinagre de maçã para cabelo e pele

O vinagre de maçã também é utilizado esteticamente, para cuidar do cabelo e da pele.

Para os cabelos, ele combate o ressecamento, fecha as cutículas dos fios, dá brilho, limpa o couro cabeludo, retirando o excesso de oleosidade e previne a queda capilar.


Como o vinagre de maçã possui pH ácido, ele fecha as cutículas dos fios, prevenindo o ressecamento e aumentando o brilho dos mesmos. Você pode utilizá-lo adicionando no creme de hidratação (coloque na hora que for utilizar e na quantidade que for utilizar - a quantidade de vinagre deve ser menor que a quantidade de creme) ou como enxaguante para dar brilho, adicionando uma colher (sopa) de vinagre a um copo de água e passando no cabelo após o enxágue do condicionador. Não é preciso enxaguar os cabelos depois de passar a mistura de água e vinagre.
Para higienizar o couro cabeludo, o famoso "detox", utilize a mesma proporção de água e vinagre, misture e passe no couro cabeludo, fazendo massagem em movimentos circulares. Enxágue e proceda com shampoo e condicionador.

Já na pele, o vinagre de maçã é utilizado no controle de acne e oleosidade, para coceiras e ferimentos (como as nossas mães já faziam com a gente quando crianças rsrsrs), mãos ressecadas, manchas na pele, tonifica a mesma, desodorante e clareador de axilas, trata os pés e fungos de unha, além de prevenir de chulé (pois tem ação antifúngicas).


Puro embebecido no algodão pode ser utilizado diretamente na pele no caso de coceiras, ferimentos, como desodorante e clareador de axilas.
Diluindo em água (2 colheres (sopa) para uma xícara (chá) de água), pode ser utilizado como tônico e para limpar a pele oleosa e acneica.
Misturado na mesma proporção a cremes pode ser utilizado para prevenir ressecamento nas mãos por exemplo.
Para fungos nas unhas, misture uma parte do vinagre com duas partes de água morna e deixe 15 minutos de molho, todos os dias até que cure.
Com ação purificante (detox) para a pele, misture 50ml de chá verde e acrescente uma colher (sopa) do vinagre e passe com algodão na pele.

São inúmeras formas de utilizar o vinagre de maçã e tirar proveito e benefícios dele. Mas lembre-se de sempre utilizar um vinagre de maçã ORGÂNICO. E é claro, utilize-o com moderação, pois tudo em excesso acaba fazendo mal a saúde.

Espero que tenham gostado do post e tenham uma ótima quinta!

Beijocas e até a próxima pessoal!

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

0 comentários

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!