DIETA DUKAN: FASE DE ATAQUE

Por Paty Fernandes - terça-feira, novembro 25, 2014



Olá meninas!!

Desde março, engordei 4 kg. Isso porque mudei de trabalho e  o ritmo acabou mudando também.
No antigo trabalho, eram 4 andares só de escada, sem elevador. E como trabalho com suporte de TI, vivia subindo e descendo as escadarias, e isso contribuía para que eu mantivesse meus 52 kg.
No atual trabalho, só subo dois lances de escada para chegar na sala. Ao longo do dia só me movimento no salão que é plano e que não requer muito esforço de locomoção. Fora que lá tem festinha toda semana, ou seja, bolo, refri e salgadinhos. Todos que trabalham lá, desde quando entraram engordaram! Tenso!!

Então para enxugar esses quilinhos que ganhei, resolvi aderir a dieta DUKAN. Comprei o livro e me interessei bastante. Para maiores informações sobre a dieta, é só acessar o site da dieta, CLICANDO AQUI.



O site também possui uma loja onde podemos encontrar alimentos que auxiliam na dieta. CLICA AQUI para conferir a loja!

Vamos conhecer um pouquinho sobre essa dieta:

O Método Dukan, criado pelo nutrólogo francês Pierre Dukan,  tem 2 dimensões: o clássico, estruturado em 4 fases, que proporciona um emagrecimento rápido, e a escada nutricional, que oferece uma reeducação alimentar para uma perda de peso moderada e constante. Ambos são acompanhados de 4 princípios básicos:

- Peso Ideal
- Caminhada
- Farelo de Aveia
- 100 alimentos

O Peso Ideal

Conceito próprio à Dieta Dukan, o peso ideal leva em consideração 11 fatores característicos de cada pessoa (peso atual, peso desejado, peso mínimo, máximo e constante já atingidos, altura, sexo, herança genética, número de dietas já seguidas, número de gestação ossatura e idade), que juntos determinam o peso mais saudável para ela. Esse peso, chamado ideal, é aquele possível de atingir e de manter por longo prazo.  Conhecer o Peso Ideal é essencial antes de iniciar a Dieta, pois ele que vai te conduzir nas etapas de emagrecimento, determinar sua meta e como alcança-la. É como um mapa que te orienta desde o ponto de partida até o ponto de chegada.

A caminhada

Obrigatória todos os dias, mas com duração diferente em função da fase em que se encontra, a caminhada no Método Dukan varia entre 20 e 30 minutos diários.

O Farelo de Aveia

Naturalmente rico em fibras, o farelo de aveia proporciona sensação de saciedade, diminui a absorção de açúcares e gordura, estimula o intestino, elimina calorias do corpo e é o ingrediente-chave de inúmeras receitas Dukan. Por tudo isso, é seu principal aliado no emagrecimento.
Saiba mais sobre o Farelo de Aveia. 

Os 100 alimentos:



Fase Ataque



- Todas as carnes magras (exceto a costela)
- As aves (exceto pato e ganso)
- Todos os peixes, sem exceção
- Frutos do mar, sem exceção
- Laticínios 0% gordura
- Iogurtes desnatado, natural, 0% gordura
- Ovos

Fase Cruzeiro



Todas as proteínas acima citadas, acrescentando legumes e verduras à vontade, com exceção da batata e da mandioca.

Fase Consolidação

- Introdução de carboidratos e lipídeos, de maneira controlada/moderada (ver também a escada nutricional)
- 2 frutas ao dia
- 2 fatias de pão integral por dia
- 40g de queijo por dia
- 2 porções de feculentos por semana: arroz integral, feijão, ervilha, etc
- 2 refeições de gala por semana (1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa, 1 copo de bebida alcoólica)

Fase Estabilização

Alimentação livre, porém respeitando 3 regras a ser seguida pelo resto da vida:
- 1 dia de proteína pura por semana (dia fixo)
- 3 c. de sopa de aveia (todos os dias)
- 30 minutos de caminhada por dia e dar preferência às escadas do que ao elevador

Pierre Dukan tem mais de 40 anos de experiência como nutrólogo, especialista em comportamento e reeducação alimentar. É o fundador do método que leva seu nome e dedica sua vida à luta contra a obesidade, além de ser autor de 19 livros traduzidos e vendidos em 56 países.


Então  meninas, desde ontem estou na fase de ataque, que consiste em uma alimentação somente com proteínas + 1 colher (sopa) de farelo de aveia ao dia + 20 minutos de caminhadas diárias. Essa fase vai durar até sexta, ou seja 5 dias.
Estou seguindo a minha alimentação com base nos cardápios presentes no livro e também no site M de Mulher (CLICA AQUI PARA VER).

Entrando no site da Dieta Dukan, você pode calcular gratuitamente o seu peso ideal e saber o caminho que terá que percorrer até alcançá-lo. O meu ficou assim:



Acima diz que eu devo ficar na fase de ataque por dois dias, mas vou ficar por 5, srrsrss.
A fase de ataque é uma fase muito curta, porém muito eficaz; é ela que vai preparar o seu organismo para a fase Cruzeiro. A fase Ataque deve ser seguida rigorosamente, não sendo permitida nenhuma transgressão, pois qualquer recaída pode diminuir o seu efeito.

O período da fase Ataque é relativamente curto, tendo uma duração que varia de 1 a 7 dias. Em casos mais rigorosos, pode chegar a 10 (nesse caso é necessário consentimento médico).


Os alimentos permitidos podem ser consumidos à vontade, com exceção dos ovos (até 2 unidades diárias). Pessoas com colesterol alto não devem consumir mais do que 4 ovos por semana ou devem retirar a gema e consumir apenas a clara – lembrando que a clara é proteína pura e, portanto, pode ser consumida à vontade.

Vamos às minhas medidas que tirei no domingo, antes do início da dieta:

PESO: 56 KG
CINTURA: 68 CM
BARRIGA: 83 CM
QUADRIL: 98 CM
COXAS: 57 CM CADA
BRAÇOS: 28 CM CADA

No sábado de manhã tiro as medidas e na terça dia 02/12 mostro aqui para vocês e já falo da próxima etapa, que será a fase do cruzeiro.

Espero alcançar meu objetivo de perder os 4 kilos... se perder mais dois será puro lucro, ehehehe (50 kg meu sonho de consumo ehehehe).

Beijocas meninas e uma ótima terça!



Fontes: site M de Mulher, site Dieta Dukan.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Paty, eu já li sobre essa dieta e já acompanhei processos que deram super certos :)
    Com certeza se você seguir direitinho vai perder esses kilinhos rapidão!!
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!