A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO NA MATERNIDADE

Por Rafa Monteiro - quinta-feira, janeiro 26, 2023


Mulher, você tem se autocuidado?

O que é o AUTOCUIDADO?

É um conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Os tipos de AUTOCUIDADO?

1. AUTOCUIDADO EMOCIONALvocê deve buscar é um equilíbrio das suas emoções, de modo que elas não se tornem destrutivas para a sua saúde.

2. AUTOCUIDADO ESPIRITUAL - Buscar ser mais espiritual não tem nada haver com religião, você pode buscar a Deus, adora-lo, louva-lo, alimentar-se da sua palavra, ter ele como melhor amigo e ser grato por tudo sem ter uma religião.

3. AUTOCUIDADO INTELECTUAL - é muito importante para que você desenvolva uma mente consciente e saudável, pois quanto mais você aprende, mais você conhece a si mesma e o mundo ao seu redor.

4. AUTOCUIDADO FÍSICO - Cuidar da alimentação, do sono, fazer atividades física não é bobeira é uma necessidade.

5. AUTOCUIDADO SOCIAL - é impossível ser feliz sozinho como já dizia Tom Jobin, as pessoas precisam sempre de se conectar com outras pessoas, também precisamos da companhia de outras pessoas, se quisermos alcançar a nossa estabilidade emocional. 

Confesso que antes da maternidade cuidava muito do físico e do social, as outras áreas da vida estavam esquecida e depois que me tornei mãe senti uma necessidade enorme de me autocuidar em todas as áreas da vida para me tornar uma pessoa melhor para a minha filha.

E com a maternidade ficamos dias sem conseguir tomar um banho decente, quanto mais fazer uma rotina skincare ou hidratação no cabelo, quanto mais cuidar das outras áreas da vida.

Sou mãe de pandemia e em 2021 senti uma necessidade enorme de me autocuidar, o emocional estava abalado demais e o espiritual esquecido. Foi aí que decidi acordar 1 hora mais cedo que a minha filha e o meu marido pra começar a cuidar do espiritual através do meu devocional e isso ajudou muito no emocional. 

Voltei a ler livros sobre assuntos mais relevantes, antes só lia ficção e romance e agora confesso que preciso cuidar do físico e do social que com a maternidade foi deixado de lado.

o que eu quero com esse post é te lembrar que AUTOCUIDADO é um gesto de amor próprio e não um ato de egoísmo.


O AUTOCUIDADO É IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA!


Beijos



 

 

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

0 comentários

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!