OS 10 ALIMENTOS PARA SE TER CABELOS LONGOS E FORTES

Por Paty Fernandes - terça-feira, março 25, 2014


Olá amores!!

Sempre falo aqui sobre produtos para deixar os cabelos bonitos e sedosos. Mas não basta somente, para se ter belos e fortes cabelos longos, investir em dezenas de tratamentos: máscaras, shampoos, condicionadores, hidratantes, óleos, leave in, protetores térmicos, hidratações, reconstruções entre outros. O que é bom para os fios também deve ser fornecido a ele de dentro para fora. O uso dos produtos acima citados aliados a uma dieta balanceada, rica em nutrientes, é a chave para o sucesso com seus cabelos.

Abaixo seguem os 10 alimentos base para se ter cabelos fortes e com crescimento saudável.


1) Salmão


Além de ser rico em proteínas e vitamina D (fundamentais para se ter cabelos fortes),  os ácidos graxos omega-3 também são encontrados nesse saboroso peixe. Nosso corpo não produz esse tipo de  ácido graxo, então precisamos obtê-los através da alimentação. Cerca de 3% do fio é constituído por este tipo de ácido. O Omega-3 também é encontrado nas membranas das células da pele do couro cabeludo e nos óleos naturais que mantêm o couro cabeludo e os cabelos hidratados. Por isso  necessidade de consumí-los pelo menos uma vez por semana.


2) Feijão


O feijão nosso de cada dia é rico em vitamina B6, ácido fólico, magnésio, enxofre e zinco, o que garante aos fios força e brilho. Comer feijão pelo menos três vezes por semana auxilia e muito para o fortalecimento dos fios.


3) Mirtilo (Blueberry)


Em uma pesquisa recente nos Estados Unidos, essa frutinha, conhecida lá como BlueBerry e aqui, como Mirtilo, é a fruta com maior quantidade de antioxidantes comparada com outras 40 frutas. Portanto, a frutinha previne o envelhecimento precoce dos fios.


4) Nozes























Dentre os frutos de "casca dura" são as que possuem uma quantidade significativa de ômega-3. Também são ricas em biotina, vitamina E, e cobre. A vitamina E ajuda a proteger os fios de raios solares nocivos. A biotina ajuda a evitar a perda de cabelo. Já o cobre ajuda a manter a cor e o brilho dos fios.


5) Espinafre


Esse vegetal de folhas verdes-escuras é rico em nutrientes e antioxidantes. Possui luteína (também conhecida como lipocromo) que previne a degeneração ocular. Também é uma boa fonte de vitaminas B, C e E, potássio, cálcio, ferro, magnésio e ômega-3. O potássio é importante para o crescimento dos fios. Se dependesse do espinafre, o Popeye não seria careca não!!



6) Ostra


São ricas em zinco. A ausência desse mineral pode acarretar na queda de cabelo e um couro cabeludo descamado e seco. Apenas 3 ostras, como vemos na imagem acima, possuem juntas 493% da recomendação diária para o corpo humano. Você também pode achar o zinco em cereais fortificados e pães integrais. Mas as ostras também "tiram onda" com relação à proteínas. Sem proteínas suficientes, por exemplo, nosso corpo não consegue fazer que mais cabelos cresçam em substituição das centenas de fios que perdemos ao dia, e os que crescem, são secos, quebradiços e fracos.


7) Laticínios


Nós não devemos consumir derivados do leite somente para que tenhamos ossos fortes, mas também, o cálcio e vitaminas B12 e D mantém nossos cabelos fortes. Uma forma saudável de ingerir essas vitaminas provenientes de derivados do leite, é consumir leite com baixo teor de gordura e queijo cottage por exemplo, qu são bem "light", mas mesmo assim fornecem as vitaminas e cálcio de maneira eficiente.


8) Ovo


Grande fonte de proteínas, o ovo é composto de 4 minerais essenciais ao corpo humano: zinco, selênio, enxofre e ferro. O ferro é especialmente importante porque é responsável em ajudar as células a transportar oxigênio para os folículos pilosos (estrutura que formam os fios e pelos). Dessa forma, a falta de ferro (anemia), faz com que haja muita queda de cabelo, especialmente nas mulheres.


9) Tomate


O tomate é rico num antioxidante chamado de licopeno, que absorvido pelo organismo, é capaz de ajudar a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres, tendo o poder anti-envelhecimento. O licopeno presente no tomate é mais facilmente absorvido pelo organismo quando o mesmo é cozido ou processado. 


10) Ervilhas


É uma excelente fonte de carboidratos e potássio que os fios precisam para ficarem vibrantes e fortes. Apesar de possuir mais calorias de que outros vegetais da categoria, estas calorias são fontes de nutrientes para manter os fios mais saudáveis.
Assim como o potássio é essencial para o crescimento das plantas, funciona da mesma maneira nos fios.


Pelo menos se consumirmos três desses alimentos por semana teremos bons resultados em nossos cabelos.

Espero que tenham gostado das dicas!!

Bjus e uma ótima terça!!



Fonte: Site positivemed e imagens da internet.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

12 comentários

  1. Eu não como nenhum fruto do mar, mas como todo o restante, então estou beeem, melhor, meu cabelo está bem alimentado

    Beijos
    Paulinha Jardins

    Amiga, te contei?
    @paulinhajardins - IG
    Facebook
    Youtube

    Olá! Segui no blog. segue de volta? http://amigatecontei.blogspot.com.br/
    ESTÁ ROLANDO UM SORTEIO LÁ NO BLOG. VEM CONFERIR : www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/316949

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae querida!! A nutrição tb vem de dentro pra fora!

      Bjus e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Que legal!!
    Pelo menos os laticínios e feijão eu como sempre, ah e ovo tb que eu amo!!
    Beijinhos...
    Jana Nogueira| Fanpage| Youtube
    >>Insta @blogjananogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feijão e ovo eu como sempre tb!
      Aliás como todos da lista! A ostra comi esses dias e não amei não! rsrsrs

      Bjus e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Uhmmmm, amo salmão :p
    Tirando o espinafre e a ostra, estou dentro de ter um cabelo lindo e saudável!!
    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender dessa lista estou dentro também!! Pra mim só tiro a ostra mesmo pq não faz parte da minha alimentação diária... comi esses dias e não fiquei fã! Dá pra comer, mas não é um manjar dos Deuses como falam, rsrs

      Bjus e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Adoreei a dica, vou fazer uma listinha e aproveitar a dica

    beijos
    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim amore! Vale super a pena!

      Bjus e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Ainda bem que como quase tudo que indicou! rsrs
    Adorei o post!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiii as informações, da lista o único alimento que não como é ostra, do resto adorooo!!!
    Beijos
    Gaby do Blog ~> BelezaNaMedida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb! A ostra não faz parte do meu dia a dia!

      Bjus e obrigada pela visita!

      Excluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito para nós do Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!