VERDADE OU MENTIRA: PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

Por Paty Fernandes - sábado, agosto 24, 2013



Heyyyy Mulheradaaaaa!!!

Hoje vamos falar sobre verdades e mitos a respeito das pílulas anticoncepcionais.
Esse remédio que mudou a vida das mulheres em todo mundo já completou 50 anos, porém sempre passando por modificações, conforme os avanços que a esfera farmacêutica vem sofrendo.
A tendência das pílulas de hoje em dia é conter cada vez menos quantidade de hormônios, não comprometendo sua eficácia.

Eu uso anticoncepcional desde 2004. Comecei usando para tratar ovários micro policísticos. Em 2011, depois de exames de rotina, foi constatado que meus ovários estavam normais. Mas o ginecologista disse que eu poderia continuar utilizando sem problemas, até pelas questões óbvias pelas quais ele é mais utilizado né... rsrsr.. Ou seja, uso o Diane 35 até hoje, para garantir que os cistos não voltem mais e também me proteger de uma gravidez (porque esse não é o momento ainda né gente rsrsrs).



Li em algumas reportagens que o Diane 35 já está proibido em alguns países, inclusive na França, por estar com altos níveis de hormônio, causando trombose e em alguns casos, a morte.
Fiquei assustada e marquei logo uma consulta com a ginecologista para averiguar essa situação e ver se será o caso a mudança para algum outro.



Agora vamos a alguns fatos e mitos a respeito desse tipo de pílula:

1) ESQUECEU DE TOMAR A PÍLULA POR DOIS DIAS SEGUIDOS? O MELHOR É PARAR A CARTELA E COMEÇAR OUTRA DO INÍCIO.

FALSO. Se o esquecimento for na primeira ou na segunda semana da cartela, o melhor é tomar os comprimidos atrasados - contanto que não passem de dois. Se estiver na última semana, pare de tomar a pílula, espere a pausa normal de sete dias e retome normalmente a partir da cartela seguinte.
No caso do diane 35, que eu uso, recomenda-se em caso de esquecimento, tomar a pílula em até 12 horas do horário que você toma habitualmente. Se passar, pular a pílula esquecida e continuar na do dia, no mesmo horário de sempre. Se isso acontecer duas ou mais vezes na mesma cartela, é recomendado utilizar outro método contraceptivo não-hormonal (a boa e velha camiseeenhaa rsrs) até o próximo mês.

2) NÃO É BOM TOMAR O ANTICONCEPCIONAL POR VÁRIOS ANOS SEGUIDOS.

FALSO. Hoje, as pílulas são consideradas de baixa dosagem e podem ser tomadas por vários anos sem prejudicar a fertilidade. 

3) TODAS AS MARCAS E DOSAGENS HORMONAIS PROVOCAM ALGUM EFEITO COLATERAL

VERDADE. Quanto menor a dosagem hormonal, menos serão os efeitos colaterais. Mas não dá pra fugir dos sintomas ruins, na maioria dos casos. Porém esses sintomas dependem de mulher para mulher, nem sempre todas terão: dor de cabeça, enjoo, cólicas, dores nas pernas, nas costas, varizes, diarreia.

4) NÃO SE DEVE EMENDAR UMA CARTELA NA OUTRA.

FALSO. Os médicos podem indicar o uso contínuo em casos de mulheres que possuem cólicas fortes e têm fluxo muito intenso. Mas isso depende de cada mulher e de seu organismo. A gente acaba emendando uma cartela na outra quando vai ficar "naqueles dias" justamente durante um feriadão, carnaval, férias de verão, passeios... serve de quebra galho né. rsrsrs... Eu mesma já fiz isso algumas vezes, admito!

5) ALGUNS MEDICAMENTOS PODEM CORTAR O EFEITO DA PÍLULA.

VERDADE. Alguns medicamentos, como anticonvulsivos, antirretrovirais (usados no tratamento da aids), antifúngicos, e até mesmo alguns antibióticos, reduzem sim a eficácia das pílulas. Portanto, enquanto estiver utilizando um desses, use camiseenhhaaa!!!

6) TOMAR PÍLULA DIMINUI O RISCO DE ENDOMETRIOSE.

FALSO. Com certeza muitas mulheres já ouviram falar nisso, porém, não há nenhuma comprovação científica a respeito, embora muitos estudos indiquem que a pílula pode minimizar o risco de doenças como câncer nos ovários e de endométrio, além de ajudar a tratar a endometriose quando tomada em regime contínuo.

7) O ANTICONCEPCIONAL É UMA FORMA DE TRATAR E ALIVIAR A TPM.

VERDADE. A oscilação hormonal que acontece antes e depois da ovulação, que é a principal causadora da TPM, tende a diminuir com o uso do anticoncepcional. 

8) TOMAR PÍLULA AUMENTA O RISCO DE DESENVOLVER TROMBOSE.

VERDADE. É fato que qualquer contraceptivo oral eleva o risco de trombose. Mas é só questão de preocupação quando há histórico da doença na família. Mas ser fumante também é outro fator, que aumenta o risco. Por esses, e outros fatores também, é super recomendado que você procure um médico antes de começar a usar a pílula. Só ele, depois de exames, vai saber indicar o tipo certo pra você!



Bem meninas, essas foram alguns questionamentos básicos com relação ao uso das pílulas...

Grande beijo e um ótimo final de semana!!


Fonte: Revista Boa Forma.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

12 comentários

  1. Adorei esse post, já tomei por um tempo e não tive nenhum efeito negativo!
    É sempre bom esclarecer algumas pirações né?!

    Beijos
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade!!
      Eu tb não tive efeitos negativos, tirando algumas varizes que apareceram nas minhas pernas... mas tb não sei se foi por causa do uso né...

      Bjus

      Excluir
  2. Muito esclarecedor o post, amei!

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post! Gostei muito pois algumas questões, que por mim eram desconhecidas, ficaram claras por exemplo: tempo de descanso (de emendar ou não uma cartela na outra) e endometriose (assunto muito falado).

    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore!! Que bom que gostou!! É sempre bom saber a respeito, ainda mais quando está relacionado com a nossa saúde!

      Bjus

      Excluir
  4. Oi Rafa, tudo bem? Gostei muito do post, esclareceu bastante minhas dúvidas, pois nunca tinha usado anticoncepcional e não fazia ideia de qual começar a usar.

    ótimo final de semana, bjos :*

    Blog Fashion e Bella
    www.fashionebella.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se for começara usar, procure um ginecologista! Só ele vai poder indicar qual será o melhor pra vc!

      Bjão

      Excluir
  5. Que bacana este post, bem explicadinho...
    Uso pilulas há 10 anos, quando dei uma pausa tive hemorragia, fui ao médico e disse a ele que resolvi dar uma pausa, porque li que era bom, ele me disse que hoje não existe mais isso, que eu não precisaria parar, só quando eu quisesse realmente engravidar...
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A concentração de hormônios das pílulas de hoje é bem menor, por isso pode-se usar direto, claro, tudo com recomendação médica!!

      Bjus

      Excluir
  6. Bem legal o post com essas curiosidades. Gostei!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!