DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Por Rafa Monteiro Makeup - sexta-feira, março 22, 2013





Olá antenadíssimas,

hoje é o dia mundial da água e esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.



Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo. Esta reportagem vai convencê-la a virar mais um copo já! 
A Terra é conhecida como planeta água, tamanha a quantidade desse recurso natural, que ocupa cerca de 70% da sua área. O incrível é que nós também somos formadas por esse líquido na mesma proporção. “A água tem muitas funções no organismo, como manter nossa temperatura e irrigar tecidos”, diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos. Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos. Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas.
1 - facilita a digestão
2 - combate o inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
 
3 - reduz infecções
 
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.
 
4 - regula a temperatura
 
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
 
5 - turbina a performance na malhação
 
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.
 
6 - desintoxica e previne a celulite
 
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.
 
7 - ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.
 
8 - melhora a absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

É meninas vamos cuidar mais do nosso corpo e também desse bem que é água, para que num futuro próximo ela não seja escassa.

FONTE: Revista boa forma e sua pesquisa.

Beijos e um ótimo fim de semana!






  • Compartilhe:

Você também pode gostar

5 comentários

  1. Adorei o post! Sem água não vivemos.
    Beijos,
    Cantiinho da Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!!!

    nem sabia do dia da agua,mas devemos sim beber muuuuuuuuita agua!! \0/


    saúde,paz

    bom finde


    Ro Monteiro

    blog conversando no jardim

    ResponderExcluir
  3. Adorei, acabei de divulgar esse texto no meu face!!!

    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!

    Parabéns pelo post! Precisamos mesmo ter mais consciência em relação à água, que nos faz bem, só nos traz benefícios! Cabe a nós, cuidar agora pra que não falte mais tarde...

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  5. Nós sempre sabemos que a água é tão importante, mas eu não consigo beber,beber,beber água... isso é realmente um problema pra mim. :P

    http://coisasquegost.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!