COMO O SOL QUEIMA A PELE?

Por Rafa Monteiro Makeup - sábado, janeiro 12, 2013


Olá meninas,

Vocês sabem como o sol queima a pele?
Eu até ontem não sabia, mas depois de ler sobre o tema na revista super interessante resolvi dividir com vocês. 

Os responsáveis pelas queimaduras são os raios ultravioletas, que são classificados em UVA e UVB. Basicamente a diferença entre eles é que o UVA penetra na pele e o UVB não. Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando a eritema, nome técnico para a vermelhidão. E junto com a cara de pimenta, vem a ardência. Isso ocorre porque os raios UVB ativam uma substância  presente no corpo chamada prostaglandina. Quando liberada, ela deixa as células nervosas receptoras da dor extremamente sensíveis. E, se o UVB pode ser vilão no embelezamento do verão, o UVA tende ser aliado. Afinal, esses raios estimulam mais a atividade de melanócitos, as células produtoras da melanina, resultando no bronzeamento da pele.

Os raios ultravioletas UVA E UVB queimam, mas têm diferenças entre si:

O UVA não é barrado por nuvens, aumenta os melaninócitos, bronzeia, passa epiderme e acelera o envelhecimento da pele. Quando tomamos muito sol, o aumento da melanina não causa apenas o bronzeamento, os raios solares atravessam a camada mais superficial da pele, que funciona como uma barreira contra as agressões externas. O UVA atinge o DNA das células que ressecam e morrem. Essa camada de células mortas é a pele descascada.
O UVB é barrado por nuvens, também bronzeia, causa vermelhidão, não passa da epiderme, participa na produção de vitamina D e os efeitos dos raios é tardio aparecendo em média de seis a 24 horas depois da exposição ao sol.

E não se esqueçam de usar filtro solar sempre!!!

Beijos






Fonte: revista super interessante 

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

7 comentários

  1. bela informaçao

    fashionpassionomg.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Bloqueador 100 no rosto e no corpo pelo menos 50, isso em dias normais.... na praia uso o Portect & Bronze da Nivea no corpo e o mesmo fator 100 no rosto!
    Bronzeado bonito é bronzeado saudável! Todo cuidado é pouco.

    Bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  3. Protetor solar sempre, mesmo que seja só pra ir até a esquina.
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou daquelas que se escondem do sol, apesar de ser morena, eu morro de medo de ter cancer ou ficar com a pele descascando e queimada do sol...otimo post. bjos

    kalyne
    misturaquedacerto.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Rafa e eu que o diga como o sol queima a pele! Usei filtro solar na praia, mas também queria pegar uma corzinha e aí que me dei mal hahahahaha. O sol anda tão forte, mas tão forte que me queimei mesmo embaixo do guarda-sol! Agora estou aqui toda descascando, coçando e nos primeiros dias ardendo demais... Da próxima vez nem vou pensar em cor! Vou usar o filtro solar mais alto todos os dias sem exceção!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  6. ótimo post , cada dia fica mais claro a importancia do uso do protetor solar ;)

    ResponderExcluir
  7. Oláaa!! Uau adorei a matéria muito bouaaa e realmente o protetor é muito importante evita váaarias complicações!!! Não largo o meu !

    Bjoo

    http://stupedodesejo.blogspot.com.br/2013/01/tutorial-happy-new-year-makeup.html

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda!
♥ O seu comentário vale muito aqui no Mulher Antenadíssima! ♥

Obrigada pela visita e volte sempre!